Curadorias

Roupas e acessórios: as mudanças no vestir

A forma como os seres humanos cobrem seus corpos muda conforme a época e a cultura. Todos os grupos humanos, ao longo de sua história, utilizam roupas e acessórios. Esses artefatos evidenciam a forma como homens e mulheres se relacionam com a natureza, com sua organização social, com a sua cultura e a de outros povos.
Leia mais

Trabalho e profissões

O trabalho é a forma como os seres humanos garantem os produtos necessários para viver. Comida, abrigo, lazer, educação são aspectos da vida social providos ou realizados pelo trabalho das pessoas. Os objetos relacionados com o mundo do trabalho, presentes nos museus do Ibram, dizem respeito às diferentes profissões existentes ao longo do tempo. O recorte aqui apresentado, mostra alguns desses objetos.
Leia mais

Pintura

A pintura é uma das mais antigas e tradicionais manifestações plásticas da humanidade. Consiste em aplicar pigmentos em uma superfície plana de forma a construir formas, linhas, cores, tons e texturas. Está relacionada com a expressão de ideias e emoções e com a criação de qualidades estéticas, numa linguagem visual bidimensional.
Leia mais

Fotografia

A fotografia é um método de registrar uma imagem por meio da ação da luz em um material fotossensível. A palavra vem do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, que significa "desenhar com luz e contraste". A técnica data do século XIX e atualmente vem sendo transformada pelo uso das tecnologias digitais.
Leia mais

Escultura

Conforme denominado pelos gregos no século XVII, a escultura é uma das artes clássicas, junto com a pintura, a música, a literatura, a dança e a arquitetura. A escultura representa ou ilustra imagens plásticas em relevo total ou parcial. Pode ser realizada nos mais diversos tipos de material e com distintas técnicas de execução.
Leia mais

Religião & cotidiano

A vida religiosa no Brasil é intensa e traz elementos de diferentes culturas. Historicamente a presença da Igreja Católica como eixo estruturante da vida social, cultural, política e econômica da antiga colônia portuguesa não impediu que práticas religiosas de matriz africana e indígena penetrassem no imaginário e na vida das pessoas. O acervo dos museus do Ibram mostra essa diversidade e permite que entendamos mais sobre a formação cultural do Brasil.
Leia mais

A CASA BRASILEIRA: Móveis e interiores

O mobiliário das casas brasileiras passou por inúmeras transformações, assim como a própria organização dos espaços domésticos. Desde as casas indígenas, passando pelas construções coloniais e chegando nas moradas modernas, a forma de preencher os espaços domésticos com móveis e objetos foi mudando conforme as dinâmicas sociais se alteraram. O recorte curatorial aqui apresentado, traz alguns desses modos de vida a partir dos móveis existentes nos acervos dos museus do Ibram.
Leia mais

Cozinha Brasileira

Foto de uma Panela de Aço
Os museus têm em seus acervos uma enorme quantidade de objetos de uso cotidiano que narra parte da história de como cozinhamos e comemos. São pratos, terrinas, talheres, panelas, fogões e muitos outros utensílios e ferramentas - manuais, mecânicos e até eletrificados - utilizados, ao longo do tempo, nas casas de todo o Brasil. Aqui, apresentamos uma reunião desses objetos que trazem um recorte de hábitos e usos culinários das casas brasileiras.
Leia mais